"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O Visual Basic

O que é o Visual Basic?


        O Visual Basic é uma linguagem de programação dirigida por eventos produzida pela Microsoft desde 1991 e faz parte do pacote Microsoft Visual Estudio. Este é um aperfeiçoamento do BASIC (Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code) criada por John Kemeny e Thomas Kurtz em 1960. O VB é uma linguagem orientada a objetos e possui um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE-Integrated Development Environment) o que facilita a construção da interface de aplicações, daí o nome "Visual".
        Nas suas primeiras versões não era permitido acesso a base de dados, por isso era só usado por iniciantes, no entanto obteve bastante sucesso entre as empresas. Graças a isso adotaram tecnologias como DAO (Data Access Object), RDO (Remote Data Object) e ADO (ActiveX Data Objects) que facilitou o acesso as bases de dados. Mais tarde adicionaram também a possibilidade de criar comandos ActiveX.
        Em 2002 o VB mudou em vários aspetos ganhando muitos recursos utilizados em linguagens como Java e C++ entretanto continuou com a mesma sintaxe, mas por ser orientada a objetos as suas funções e métodos foram encapsulados em classes. 
        


As principais características


        -Interface GUI;
        -Modularização;
        -Orientada a objetos;
        -Polimorfismo;
        -Encapsulamento;
        -Herança;
        -Abstração.


Visual Basic no presente


        Actualmente a versão mais nova do VB é a plataforma .NET que fortaleceu a linguagem. Possibilitou a programação para WEB (ASP.Net), dispositivos móveis, Windows Forms e o mais recente Silverlight. O seu acesso a dados foi melhorado com o ADO.Net, baseado em XML (eXtensible Markup Language) que permite um acesso offline com a base de dados.
         Com o lançamento do Visual Basic em 2008, o XAML (eXtensible Application Markup Language) e o seu design gráfico estrearam com novos recursos.



Sem comentários:

Enviar um comentário